Como definir e comunicar sua expertise

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Se você já iniciou uma empresa antes, provavelmente adotou uma abordagem ampla para criar seu plano de negócios, tentou cobrir uma ampla gama de serviços, ou revisou a direção de seus serviços algumas vezes. Entretanto, um cliente que precisa terceirizar um projeto procurará o especialista que melhor se adapte ao assunto de seu projeto. Portanto, é do seu melhor interesse concentrar seus esforços em se destacar em uma especialidade. Defina e comunique sua área de especialidade com estas quatro dicas.

comunicar sua expertise

Como definir sua especialidade #

Embora inicialmente possa se sentir limitado a se confinar a uma especialidade em particular, lembre-se, você é um profissional independente agora. Isso significa que você é flexível e pode evoluir para o papel no qual se sente mais confortável. Ao definir seu nicho, considere trabalhar através destas quatro etapas.

1. Considere as necessidades individuais de seu cliente #

Este passo é vital porque inclui a identificação de seu público-alvo. Que tipo de negócio poderia usar suas habilidades? Encontre um padrão nos clientes com os quais você já trabalhou no passado. Há alguma necessidade que todos eles tinham em comum? Sua especialidade está na interseção das necessidades que seus clientes compartilham.

2. Quantificar os serviços que você oferece #

Você pode quantificar os serviços que presta? Por exemplo, se você é um profissional de TI, você fornece guias de instrução para a manutenção do programa? Ou, se você é um analista de dados, existem tipos específicos de apresentações de dados com os quais seus clientes têm sido mais felizes? Encontre o valor que seus produtos têm em comum, e use-o para ajudar a definir seu negócio.

3. Veja qual estratégia sua concorrência está usando #

Como se chamam as pessoas que fazem o que você faz a si mesmas? Experimente este exercício: encontre 10 profissionais independentes em sua área que você respeita e considera bem sucedidos. Em que eles se concentram? Que serviços eles prestam? Que pontos fortes você compartilha com eles? Você pode até mesmo considerar a possibilidade de procurar diretamente alguém para obter conselhos.

4. Considere seu Retorno sobre o Investimento (ROI) #

Se seu negócio é menos voltado para entregas e mais envolvido em serviços, quantifique como você trouxe ROI para seus clientes. Como você estava especificamente envolvido em trazer aquele cliente de onde ele estava para onde ele está agora? Você pode ajudar a definir sua especialidade, respondendo como seus serviços agregam valor ao cliente.

Como comunicar seu conhecimento especializado e seu valor #

Veja se isto lhe soa familiar: um cliente potencial lhe pergunta o que você faz e depois que você explica, eles olham para você em branco. É um problema que muitos profissionais independentes têm - como descrever uma carreira complexa. Embora não haja uma solução rápida fácil, há uma mentalidade chave que você pode adotar ao descrever o que você faz a um cliente em potencial: o que você faz depende de com quem você está falando. Por exemplo, se você estiver participando de uma feira de TI, sua explicação será diferente do que se você estivesse em uma reunião de RH. Ambos os setores podem usar seus serviços, mas ambos têm sua própria terminologia única.

Além disso, pode ser útil para você resumir seus negócios em uma frase semelhante a um slogan que você possa memorizar e repetir. Coloque este slogan em seu website e torne-o parte de sua marca. Esta descrição deve ser curta e rápida para que as pessoas possam facilmente lembrar-se dela. Com algum tempo e prática, na próxima vez que você receber “a pergunta”, você estará pronto.



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