6 Maneiras criativas de obter depoimentos de clientes para fortalecer sua marca

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As indicações e recomendações dos clientes podem ser incrivelmente úteis quando se trata de construir credibilidade e confiança nos negócios. Pense na última vez em que você fez uma grande compra. Como você escolheu um determinado produto ou marca? Embora uma boa estratégia de marketing possa ajudar a atrair clientes em potencial, estes clientes em potencial provavelmente procurarão por opiniões de clientes a seguir. Os depoimentos são importantes porque são relatos em primeira mão de uma experiência com seu negócio.

Os depoimentos podem ajudá-lo a construir uma marca forte e confirmar que você realmente faz o que diz ser capaz de fazer. Quer você seja um profissional independente experiente ou tenha apenas alguns projetos sob seu comando, nunca é tarde demais para começar a coletar feedback. Aqui estão seis maneiras criativas de obter depoimentos de clientes.

Construir a marca

1. Encorajar os clientes a escrever uma resenha #

A inclusão de um link para um formulário na página de testemunhos de seu site pessoal facilita a tarefa dos clientes de escrever uma resenha. Uma página de depoimentos bem-organizada que apresenta projetos interessantes, feedback detalhado e links para os sites dos clientes pode incentivar os clientes a deixar uma revisão de sua própria página. Seu formulário de depoimento deve incluir algumas perguntas específicas de seus serviços, bem como uma seção em branco onde os clientes podem escrever seus próprios comentários.

Se você falar com um cliente que esteja disposto a escrever um testemunho, este formulário também pode servir como um próximo passo útil. Ao invés de ter que acompanhar continuamente um cliente, direcione-o ao formulário onde ele pode rápida e facilmente deixar seu feedback.

2. Use os elogios que recebe #

Se um cliente elogiar seus serviços em um e-mail, por telefone, ou mesmo durante uma conversa presencial, escreva a avaliação e pergunte se não há problema em publicá-la em seu website (você nunca quer que alguém seja pego de surpresa). Até mesmo pequenos elogios que descrevem seus serviços, tais como: “Muito obrigado pelo excelente trabalho de edição. Eu não precisei mudar nada” pode ser uma revisão útil para capturar e destacar.

3. Pense antes de perguntar #

Se você quiser pedir um testemunho a um cliente, mas não tiver certeza de como começar a conversa, tente começar com um elogio. Diga ao cliente por que um depoimento deles seria particularmente valioso. Você pode dizer algo como: “Sua opinião realmente significa muito para mim”. Você se importaria de compartilhar suas ideias sobre o recente trabalho que fiz para você"? Ou, “Estou tão feliz em ouvir que o novo sistema de software que instalei tem ajudado a melhorar a produtividade e a eficiência de seu negócio! Você estaria disposto a compartilhar sua experiência trabalhando comigo através de uma recomendação no LinkedIn?”

Seja aberto com seu cliente sobre como você planeja usar o testemunho - talvez você esteja trabalhando na construção dessa seção de seu website ou esteja competindo por um novo projeto. Se você puder dar a um cliente uma razão específica para que seu testemunho seja útil, ele pode estar mais disposto a ajudar.

4. Sempre recolha feedback quando um projeto é concluído #

Uma pesquisa final do projeto pode ser uma ótima maneira de reunir rapidamente um feedback que você pode elaborar em um testemunho. Um cliente provavelmente ficará muito entusiasmado e disposto a falar sobre seu trabalho quando você entregar o produto final, portanto use este tempo a seu favor. Configure uma simples pesquisa - o Google Forms ou Survey Money são duas ferramentas fáceis de usar - e pergunte a seu cliente se ele está disposto a levar alguns minutos para fornecer feedback.

5. Destaques os projetos bem-sucedidos #

Mostrar a um cliente com quem você gosta de trabalhar é uma maneira envolvente de chamar a atenção positiva tanto para ele quanto para o seu negócio. Escolha um de seus projetos favoritos e pergunte a seu cliente se ele estaria envolvido com você criando um mini-estudo de caso, talvez como um blog ou um post de mídia social. Se o cliente gostar da ideia, pergunte se ele estaria disposto a contribuir com um testemunho sobre o processo. Ao apresentar um projeto, você pode fornecer aos potenciais clientes uma visão valiosa sobre seu processo de trabalho, bem como um relato em primeira mão de como um projeto passado se desenvolveu.

6. Destaque os depoimentos curtos no Twitter #

Os depoimentos no Twitter são curtos, fáceis de ler e podem ajudar a aumentar a credibilidade da marca, espalhando a palavra sobre seu negócio pela rede social de um cliente. Fique de olho em tweets de leitores de blogs, clientes ou profissionais da indústria que mencionam seus negócios, habilidades, expertise ou serviços. Se você vir um tweet positivo, inclua-o na página de testemunhos de seu site pessoal - não deixe de pedir permissão antes.

Se o Twitter é uma de suas principais plataformas de mídia social e você tem um seguidor ativo, você também pode considerar a criação de uma hashtag chamada para ação para encorajar seus seguidores ou clientes a falar sobre suas experiências com seu negócio. Por exemplo, você poderia dizer algo como: “Tweet sua experiência com @Joaoconsultor usando a hashtag #ObrigadoJoaoConsultor”.

Um testemunho poderoso pode ajudar os potenciais clientes a se sentirem mais à vontade para fazer negócios com você. Se você receber uma análise que você acha que seria um bom testemunho, estenda a mão e agradeça a seu cliente e depois pergunte se você pode apresentar seu comentário. Não há problema em editar um testemunho por gramática e clareza, mas não deixe de se ater à linguagem exata do cliente o máximo possível e deixe o cliente aprovar suas edições antes de publicá-lo on-line.



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