Tipos de Consultores de Negócios: O que eles fazem e por que você pode precisar de um

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Os consultores empresariais quase nunca usam a palavra “problema”; em vez disso, eles falam de oportunidades para aumentar o valor. Pergunte a qualquer consultor o que eles fazem, e eles provavelmente dirão “Estou no negócio das soluções”. Apesar das críticas que às vezes são feitas aos consultores empresariais , eles podem realmente agregar valor à sua empresa de middle market, mas você precisa saber quando e por que usá-los. Há uma gama enorme de questões empresariais para as quais os consultores podem fornecer soluções, e diferentes tipos de consultores trazem idéias diferentes para a mesa.

consultores empresariais

Os consultores vêm de muitas formas. A maioria das empresas está familiarizada com as “quatro grandes” empresas de auditoria: PricewaterhouseCoopers , Deloitte , Ernst & Young , e KPMG . Estas grandes firmas estão muito provavelmente fora da faixa de preços de uma empresa de médio porte, o que levará as empresas de médio porte a trabalharem com firmas menores e até mesmo com especialistas individuais contratados.

Tipos de Consultores #

Os consultores empresariais geralmente podem agregar valor em cinco grandes áreas de seus negócios no mercado:

Gestão e estratégia. Os consultores qualificados devem ter um profundo conhecimento de seu mercado específico e trazer as melhores práticas de sua indústria (ou mesmo de outras indústrias) para sua empresa. Se você está procurando expandir geograficamente seus mercados, ampliar seu portfólio de produtos, reorganizar sua empresa de mercado intermediário para promover eficiência e economia, comprar um concorrente menor, ou aumentar suas capacidades gerais, então contratar um consultor de gestão/estratégia experiente pode fazer todo o sentido. Empresas como a McKinsey & Company são famosas por ajudar os clientes a desenvolver e executar melhores estratégias.

Operações. Deseja melhorar a qualidade e a eficiência de seus processos de produção? Um consultor de operações como a Accenture pode ajudar você a criar e implementar uma nova maneira de fazer exatamente isso. Alguns consultores são especializados em reengenharia de processos comerciais, o que significa que eles entram e mapeiam seus processos existentes, analisam oportunidades para reduzir o número de etapas desse processo enquanto mantém a qualidade e reengenharia de seus processos de forma a reduzir etapas e custos. Outros consultores são especialistas em sistemas de controle de qualidade e podem ajudá-lo a fazer mudanças que reduzirão os defeitos.

TI. Esta é uma área em rápido crescimento para consultoria, pois as demandas de novas tecnologias estão impactando as empresas do mercado médio todos os dias. Se você precisa desenvolver um novo sistema ou integrar seus sistemas antigos para que funcionem juntos, um consultor de TI pode ajudar. Consultores de TI como a IBM irão melhorar suas capacidades e também tornar sua TI mais flexível para atender às necessidades dinâmicas de clientes internos e externos.

RH. Precisa melhorar a satisfação geral de seus funcionários, recrutar os melhores talentos e manter seus melhores desempenhos? Consultores de RH como o Hay Group são especializados em desenvolver estratégias de remuneração que se alinhem com seus objetivos gerais de negócios, treinamento e desenvolvimento de seu pessoal em áreas como comunicação empresarial e liderança. Eles podem ajudá-lo a melhorar o feedback e a avaliação do desempenho de sua equipe, fazendo com que seus funcionários trabalhem de forma mais inteligente.

Marketing. Se você precisa de um novo logotipo para sua empresa, uma nova posição de mercado para uma de suas marcas ou uma nova estratégia de mídia social para interagir com seus clientes, os consultores de marketing podem ajudar. Consultores como The Boston Consulting Group podem lhe oferecer uma centelha criativa quando seu próprio pessoal ficar sem ideias, permitindo-lhe ver o que outras empresas têm feito para atrair mais clientes.

Razões para contratar um consultor #

Agora que você conhece os principais tipos de consultores, por que você precisaria contratar um? Aqui estão cinco razões comuns:

Alugar um cérebro. Você não tem os recursos humanos de que precisa porque alguma pessoa interna se demitiu ou seu número de funcionários foi reduzido, então contratar um consultor para um projeto ou temporariamente pode preencher a lacuna até que uma pessoa interna em tempo integral seja encontrada. Você não terá que fazer de um consultor um funcionário em tempo integral, portanto, romper o relacionamento é relativamente fácil e econômico.

Gerenciar a mudança (e assumir o controle). Os consultores são especialistas em promover mudanças nas organizações, portanto, se sua empresa de médio porte estiver repleta de brigas internas sobre mudanças iminentes, trazer um consultor pode quebrar o impasse. Os consultores sabem que muitas vezes são trazidos para cobertura política e assumirão a culpa por mudanças impopulares, como a redução do número de funcionários e outras medidas de redução de custos.

Ensinar e implementar as melhores práticas. Os consultores são frequentemente os principais especialistas nas áreas em que trabalham. Eles não só têm experiência acadêmica e teórica, mas também têm trabalhado diretamente com empresas líderes para implementar mudanças. Se você deseja melhores práticas em áreas como TI e gestão, então os consultores são a melhor fonte disponível. Por que tentar inventar uma melhor prática quando os consultores já implementaram algumas com vários clientes?

Infundir criatividade. Os consultores têm uma nova perspectiva de seu negócio, portanto, ter um estranho a entrar e oferecer idéias pode ser tremendamente útil. Às vezes, seu pessoal interno está muito próximo de sua empresa e não tem a perspectiva de examinar o panorama geral de seu mercado, mas os consultores podem compartilhar idéias valiosas que impulsionam seu pensamento criativo interno.

Oferecer treinamento. Você pode contratar um consultor para compartilhar conhecimento sobre quase tudo. Os consultores são formadores natos, portanto são uma escolha natural para fazer um curso de treinamento ou uma apresentação de um dia para sua empresa em quase todas as áreas. Um bom consultor combina teoria e prática, o que pode proporcionar um alto valor à sua empresa de médio porte.

Os consultores podem obviamente ser caros, e você precisa pesar cuidadosamente os custos e benefícios. Somente você conhece as necessidades particulares de sua empresa de médio porte, mas é provável que um consultor possa ajudar a transformar essas necessidades em soluções altamente benéficas.

Onde estão alguns dos melhores lugares para procurar e escolher entre consultores igualmente qualificados? Informe-nos o que você pensa comentando abaixo.



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